Programa de Inovação: Hortifruti Natural da Terra se junta à Fábrica de Startups

Uma terra mais fértil para novas ideias, perspectivas e soluções. Esse é o objetivo do Quintal da Inovação, o Programa de Inovação da Hortifruti Natural da Terra, maior rede de hortifrutigranjeiros do país, em parceria com a Fábrica de Startups Brasil

Sobre o Programa de Inovação

Programa de Inovação

Programa de Inovação Quintal da Inovação

Empreendedores de todo o Brasil foram convidados a desenvolver soluções para o setor do varejo. Os desafios tiveram um tema em comum: a multicanalidade. Os participantes foram instigados a resolver problemas reais relacionados à evolução da plataforma de e-commerce, experiência de loja física para o ambiente online, venda cruzada, novas formas de delivery, entre outras.

A primeira etapa aconteceu entre Janeiro e Fevereiro de 2021, quando foram selecionadas 50 pessoas entre as mais de 400 inscritas. Os inovacultores foram divididos em 7 grupos para a Semana da Ideação — um programa da Fábrica que reúne empreendedores para idealizar soluções. 

Em seguida, destes, quatro foram classificados para a próxima fase da parceria, o Programa de Aceleração. Com duração de 20 semanas, os grupos terão mais insumos para desenvolver seus projetos. Além dos aprovados na Ideação, foram selecionadas 13 startups maduras de mercado. 

A partir da prova de conceito, os projetos de maior fit poderão ser selecionados para investimento ou compra pela companhia gigante do frescor.

Roadshow Quintal da Inovação

Além da Ideação e Aceleração, a parceria também contempla o Roadshow. Com o intuito de conectar startups com soluções de mercado aos principais desafios da corporação, o Pitch Day acontecerá no dia 18/05.

De acordo com as necessidades da marca, os inscritos apresentarão seus produtos para a equipe da Hortifruti Natural da Terra. O intuito é resolver os seguintes desafios: otimização na gestão de estoques, relacionamento com os pequenos produtores e modelo de vendas de cestas.

Repercussão do Programa de Inovação

O Quintal de Inovação também conta com o engajamento de toda equipe da Hortifruti Natural da Terra, desde sua fase inicial. De tal forma que, o CEO da companhia, Thiago Picolo, os membros do board e gerentes são mentores do projeto e estão bem próximos dos participantes. 

“O processo de apoiar empreendedores para desenvolverem soluções disruptivas para nossas dores do negócio tem sido também muito transformador para a empresa, que pretende se apresentar, cada vez mais, como uma marca inovadora e que apoia startups’, diz Fernando Visser, gerente de novos negócios e inovação da maior rede de hortifrutigranjeiros.

O papel da Fábrica de Startups

Toda a etapa de idealização do Programa de Inovação foi feita no espaço da Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro.  

Com o intuito de impulsionar o ecossistema do empreendedorismo brasileiro para um novo patamar, a Fabstart traz em sua essência o DNA de mudar a relação entre grandes empresas e startups “Enxergamos os parceiros como verdadeiros pontos de experiências, pois nossos conteúdos são multicanais e possibilitam os empreendedores a evoluírem em seus negócios. Somos uma marca motivacional, que deixa as pessoas ansiosas para quererem realizar, fazer e inovar mais. Acreditamos muito neste projeto, pois com nossa metodologia inovadora, queremos oferecer maior eficiência logística e de custo e mudar completamente a experiência de compra de alimentos”, conta Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups.